SOBRADO DA MARCELA / CENTRO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL

CULTURAL

O Solar da Marcela, antiga morada da família Fontenele, de descendência francesa está localizado na Praça Clóvis Bevilaqua e abriga atualmente o prédio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará.

Informações

Construído em 1890, no centro da vestuta Viçosa, herança da senhora Marcela Fontenele, nascida em 1880, filha do Cel; Raimundo José Fontenele e sua prima Carolina Sentinila Fontenele. Uma construção secular em meio ao conjunto arquitetônico eclético viçosense que mantém uma nostalgia ao passado, um exemplo de estilo “art-déco”, tipo de bélle Époque, iniciado em fins do século XIX. Sua estrutura foge da arte tradicional para uma arquitetura moderna, aliada à elegância da altura do prédio, em meio a casarões. Fechado, a ação do tempo e das chuvas provocou em parte sua demolição, agora, todo majestoso com o restauro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, após a prefeitura incluí-lo no sítio histórico tombado desde 2003 podendo vir a servir como museu municipal a preservar às novas gerações que adentrarão ali, um rico acervo histórico edificado pelos irmãos Cel. Raimundinho e Cel. João Benício, ricos proprietários e políticos influentes na região. Marcela era simples, gentil, pouco saía do sobrado, recatada, religiosa, integrava à Pia União das Filhas de Maria de Viçosa. Manteve-se solteira. Sobrado construído aproximadamente no ano de Edificação de meio de quadra, é um dos poucos edifícios com mais de um pavimento no núcleo original da cidade. O prédio se desenvolve seguindo uma circulação central de onde se acesa sua ala direita e os pavimentos superiores por escadaria.

Avalie!