IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

RELIGIOSO

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, de Viçosa do Ceará é parte remanescente da antiga missão jesuítica da Ibiapaba.

Informações

Acha-se inscrita no Livro Tombo Artístico, conforme decisão do Conselho Consultivo. Foi Patrimônio Cultural, assumida em reunião de 16 de maio de 2002, quando foi aprovado o parecer oferecido pelo relator do Processo Iphan/DID n. 1453-T-99, o arquiteto professor Dr. Augusto Carlos da Silva Telles. A Igreja da Assunção, com bens móveis nela integrados, recebeu, portanto, o título de Monumento Arquitetônico Nacional Brasileiro. A Igreja Matrzi de Viçosa do Ceará foi construída pelos jesuítas no último lustro do século XVII. Em carta datada de 25 de julho de 1697, dirigida ao Pe. Ascenso Gago informava: "para o verão seguinte, se Deus nos der mantimentos, se fará a (...) igreja em forma, para a qual se vai tirando a madeira necessária". Em 1700, ano em que foi fundada a Aldeia da Ibiapaba, "concluiu-se a igreja, que já estava principiada antes, formosa e grande. Pequena, ainda assim, para tanta gente como ia ter a aldeias. As madeiras da serra, menos compridas do que se requeriam, não permitiam mais grandeza". E a 15 de agosto daquele ano "veio à inauguração da igreja. Colocou-se nela a imagem da soberana Virgem Senhora Nossa da Assunção. Procissão, missa, prática aos índios e, para maior pompa, o batismo solene de vinte e cinco catecúmenos." Segundo o arquiteto Prof. Liberal de Castro, a Igreja da Assunção compõe-se em planta de uma nave central flanqueada por duas naves laterais. O acesso faz-se pelas três portas da frente mencionadas, penetrando-se sob um coro alto, cuja largura é igual à da nave central e cujo piso é sustentado por viga que descarrega sobre duas colunas. Na cabeceira da nave central, situa-se a capela-mor, por sua vez ladeada por dois compartimentos que dão continuidade às naves laterais e a própria capela-mor, por meio dos arcos. Da entrada da matriz até o início da capela principal do altar-mór, 25,35 m de comprimento por 8,80 m de largura constituindo da nave, como nos lados, seis arcadas altas com acesso aos corredores laterais. Logo na entrada, acima, avista-se sobreposto o coro em madeira na extensão da nave central, assim como toda o guarda-pó em madeira com suportes em tesoura. A capela-mor possui 6,82 m de largura por 9 m de comprimento. É esse espaço o mais antigo e de onde teve início toda a grande matriz. Do nível do piso a 0,73 cm chega-se à mesa do altar-mor por quatro degraus de madeira. Este antigo altar de madeira de 2,35 m de comprimento por 0,99 cm de largura é torneado até a base; sobressai-se ao retábulo-mor de madeira que possui quatro ninchos que abrigam imagem dos santos, dois encimados de cada lado do camarim com o trono da imagem de Nossa Senhora da Assunção. Todo o retábulo-mor, ornado em alto relevo, impressiona pelos elementos decorativos. Acervo da arte barroca luso-brasileira é no altar-mor e nas pinturas dos paineis do forro da Igreja, onde podem ser apreciadas as relíquias artísticas. Verdadeiras preciosidades anônimas, uma vez que não existem registros históricos que indiquem o nome ou origem do artista responsável pela obra. Pelo grau de refinamento, pesquisadores acreditam tratar-se de alguém que conheceu profundamente o cenário artístico mundial. Os painéis do forro expressam uma série de virtudes cristãs e sentidos humanos, elementos tradicionais da pintura barroca, e traços que montam a arte chinesa, expressos nas faces das figuras. Além disso, o artista ousou inserir elementos da flora e da fauna local. Os painéis da Igeja da Assunção foram assim identificados: Virtudes Teologais - três painéis (Esperança, Fé e Caridade); Virtudes Cardeais ou Morais: (Justiça, Prudência Fortaleza e Temperança); e os Painéis dos Sentidos Humanos: (Tao, Visão, Audição, Paladar e Olfato). Segundo ainda Prof. Liberal de Castro "os painéis da Igreja Matriz constituem de certo modo, se não a única, mas sem dúvida a mais importante realização da arte barroca no Ceará, tratando-se de obra inquestionável significação no acervo artístico nacional".

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